Skip to Content
PROCURAR

MINIMALISMO

- UMA FILOSOFIA DE VIDA

 MINIMALISMO – UMA FILOSOFIA DE VIDA

COMUNIDADE

A vida pode ser demasiado acelerada, complicada ou desordenada. Quando pensamos no significado de minimalismo, a primeira coisa que nos vem à cabeça, normalmente, é "menos". A arte minimalista usa menos cores, decorações reduzidas e formas simples. O minimalismo musical implica menos instrumentos, melodias mais simples e, por vezes, até o silêncio absoluto. Na moda, significa menos adornos, linhas simples, cortes drásticos, olho para o detalhe e esquemas de cor reduzidos. O que minimalismo significa de facto é, literalmente, que "menos é mais": um número inferior de cores mais vivas, formas mais simples mas mais sofisticadas, arte que permite mais espaço e mais silêncio, design que convida o espectador a dar um passo atrás.

Minimalismo como filosofia de vida resume-se a viver uma vida simples, com menos coisas, mas coisas cuidadosamente selecionadas, menos compromissos e menos ruído, dando lugar a mais clareza em relação ao que realmente importa, mais tempo e mais calma. Minimalismo como filosofia de vida não implica abdicar de todos os teus pertences, nem renunciar a todas as coisas mundanas. Na verdade, encoraja a que te tornes menos dependente de objetos, que te foques nas coisas que têm um valor real, bem como nas pessoas e nos eventos da tua vida que são importantes para ti. O resultado final não é restrição, mas sim liberdade. De que forma o minimalismo te pode ajudar a viver uma vida calma e simples? Descobre mais abaixo!

Minimalismo em casa: menos confusão, mais calma

A escritora japonesa Marie Kondo tornou o minimalismo uma escolha de estilo de vida instagramável com o seu best-seller global Arrume a Sua Casa, Arrume a Sua Vida: A magia do método japonês para organizar o seu espaço e transformar a sua vida. O seu "Método Konmari" propõe um processo passo-a-passo para manter apenas os pertences que "trazem alegria". Realisticamente, a maioria de nós também precisa de manter certas coisas bastante isentas de alegria, mas que são práticas, como pinças, panos de cozinha e escovas de dentes. Porém, a conclusão final mantém-se: reduzir tralha significa mais liberdade, mais espaço, mais calma e mais valorização das coisas realmente importantes. Quanto menos coisas possuíres, mais aprecias o que fica.

Minimalismo no trabalho: concentre-se mais, trabalhe melhor 

Também pode aplicar o "Método KonMari" no trabalho. Limpa a secretária, organiza o computador, desliga aplicações durante certos períodos de tempo e abafa o ruído e alvoroço de um escritório movimentado, ouvindo música calma com auscultadores. Centra-te nas tarefas que são verdadeiramente importantes e evita reuniões que só servem para perder tempo ou discussões frustrantes. Finalmente, livra-te da gaveta que te suga a energia, assim como da atenção do telemóvel. Num local de trabalho calmo e arrumado, sem distrações e com um calendário claro e organizado, vai ver que o trabalho é feito em menos tempo. Vai sentir-se em controlo.

Minimalismo na moda, na arte e no design: faz boas escolhas, faz mais criações

O capitalismo encoraja-nos a associar emoções, desejos e sentido de amor-próprio a objetos. Os consumidores retiram prazer da compra de coisas novas, da exibição de posse e da comparação com as coisas dos outros. O minimalismo pode libertar-te da necessidade de comprares constantemente roupa nova, coisas para a  casa e eletrodomésticos. Em vez disso, ensina-te a escolher artigos de moda e objetos de alta qualidade, duradouros e intemporais. Investimentos bem escolhidos dar-te-ão mais prazer e durarão mais, são mais sustentáveis e auxiliam na manutenção de uma filosofia de vida minimalista. Luxo reduzido. Podes também dar azo à imaginação e descobrir novas formas de te expressares através de uma peça de roupa, de um objeto ou de uma obra de arte que criaste com as tuas próprias mãos.

Minimalismo e beleza simples: menos quantidade, mais qualidade

Beleza simples não significa o mesmo que minimalismo, mas existe uma grande sobreposição. Minimalismo representa a posse de menos produtos de beleza, escolhendo só os produtos certos para o teu tipo de pele e cabelo e funcionais, com fórmulas puras de ingredientes altamente eficientes. Da mesma maneira, beleza simples significa ingredientes cuidadosamente selecionados e, mais especificamente, sem elementos nocivos. Em Authentic Beauty Concept, acreditamos que o que deixas de fora é tão importante como o que colocas dentro. Cada gama é formulada com ingredientes cuidadosamente selecionados, para a obtenção de produtos puros e simples, mas eficazes. A beleza simples abraça o minimalismo no salão, com um ritual capilar consciente, que é calmo e livre de confusão. O que fica é um memento que vale a pena recordar. Para te desligares e acalmares o teu interior.

MAIS SOBRE AUTHENTIC BEAUTY MOVEMENT

  • LOCALIZADOR DE PRODUTOS AUTÊNTICO

    Encontre os produtos de cuidado e modelagem do Authentic Beauty Concept que atendem às necessidades do seu cabelo. 

    PRODUTOS 

  • SALON FINDER

    Encontra o Salão Authentic Beauty Concept mais perto de ti. 

    SALON FINDER 

#AUTHENTIC­BEAUTY­MOVEMENT
SOBRE